Alireza Pakdel nasceu em Mashhad em 1981. Começou seu trabalho com caricatura a partir de 1994 nas revistas "Golagha Bacheha", "Golagha", "kayhan Caricature" e o semanário "Tavana".Seu trabalho difundido em jornais e publicações importantes no Irã. Ganhou muitos prêmios nacionais e internacionais. O ultimo grande acontecimento do cartunista foi ganhar dois prêmios no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Brasil, onde conquistou o "Grande Prêmio" e o "Terceiro Prêmio de Charge", mas que infelizmente, tem causado problemas ao cartunista. Então ele nos concedeu esta entrevista, onde fala sobre tais problemas.
- Você concedeu recentemente uma entrevista ao jornal "Mundiario" no Brasil. Quais pontos importantes foram citados?
->Minha entrevista foi sobre a importância do Salão de Piracicaba para os artistas iranianos e internacionais, e também sobre a obra que ganhou o grande prêmio e tambem sobre as minhas técnicas de caricaturas de rosto.
No último Salão de Piracicaba, Brasil, suas obras de arte foram altamente apreciadas por jurados brasileiros, cubanos e americanos.
Por favor, conte-nos um pouco sobre estas obras de arte e também a obra de arte que ganhou o grande prêmio?
Sim, infelizmente meu cartum, que foi sobre a tragédia do afundamento de refugiados, ganhou o Grande Prêmio deste festival internacional. Fiquei tão feliz que grandes artistas como Ares de Cuba e Dr. John Lent da América estavam entre o conselho de jurados deste concurso e fiquei mais feliz quando minha arte foi selecionada por esses grandes mestres.
Sobre os meus desenhos, tenho de dizer que estes refugiados deixam a sua terra natal por grandes problemas e vão para países europeus pela orla marítima , mas infelizmente a maioria deles não atinge o seu objectivo por conta de barreiras naturais e transporte não padronizado. Muitos deles se afogaram no oceano, sendo apenas observados muitos países, que até fecharam suas fronteiras a estes refugiados e apenas os mostraram em seus noticiários. Neste desenho eu tentei mostrar a não-curiosidade dos povos europeus a estes acontecimentos, retratando-os os em um grande aquário. Foi muito difícil e doloroso para mim.
- Conte-nos quanto seria a quantia do grande prêmio em Tomans iranianos?
15000 reais brasileiros que correspondem a cerca de 15 milhões de Tomans no Irã.
- Parece que o festival brasileiro foi tão rigoroso para dar o seu prêmio? E todas as suas tentativas para obter este prêmio foi inútil. Conte-nos sobre isso?
Infelizmente você está certo. Eu já disse muitas vezes que, por causa da economia do Irã, as sanções do povo iraniano não pode ter conta pessoal internacional em moeda estrangeira e pedi-lhes para fazer uma situação para me dar os prêmios, mas eles não aceitaram e me perguntou internacional estrangeiros pessoais Moeda corrente. Eu até pedi que pagassem dinheiro na conta de meu amigo em um país estrangeiro, mas eles não aceitaram. Foi muito estranho para mim porque todos os festivais mais importantes do mundo, como a Bienal do Irã e o festival Aidin Dougan na Turquia, ... tentam dar o prêmio aos vencedores, mas este festival no Brasil não tentou me dar o meu prêmio embora Eles sabem a importância da minha arte que foi selecionada pelos jurados.
O que fez o Ministério da Cultura e Centro Cultural da República Islâmica do Irã para resolver o problema?
Tentei resolver o problema com a ajuda do Museu de Arte Contemporânea do Irã e recorremos a embaixada iraniana no Brasil, mas infelizmente o Salão não nos ajudou. Eu também tentei resolver o problema com apoio do consultor em Mashhad, mas infelizmente eles deram a mesma resposta.
O que você tem feito recentemente para resolver o problema? Os organizadores do Salão de Piracicaba tem ajudado você a resolver o problema?
Eu enviei 7 e-mails para o gerente financeiro do festival solicitando ajuda para resolver o problema. Eu mesmo comentei sobre cartão de credito e sobre o Western Union, contando com uma resposta, mas eles não me dao nenhum retorno. Enviaram ha pouco um e-mail para a embaixada iraniana no Brasil e pediram-lhes uma conta pessoal em moeda estrangeira, mencionando que do contrario, não poderão enviar o prêmio em dinheiro!
-Você tem ideia do por que eles não deram nenhuma resposta aos seus 7 e-mails?
Foi um questionamento feito por mim também,por que não dão qualquer retorno aos meus 7 e-mails? Estou chocado pelo fato do festival parecer não estar disposto a cooperar com artistas iranianos para resolver o problema.
Com relação ao meu problema e ao mesmo problema que aconteceu a outro artista iraniano anteriormente neste mesmo Salão de Piracicaba, tenho certeza que o Salão não tem qualquer obrigação de pagar o prêmio a cartunistas iranianos, de acordo com as sanções do Irã.
- Sabendo que o Irã tem problema de sanções, por que acha que eles não solicitam a cartunistas iranianos que não participem desse concurso, como o festival da Macedônia?
Sim, isso é um questionamento meu também, porque este salão teve o mesmo problema em anos anteriores, em que caricaturistas iranianos foram os vencedores, mas eles não puderam obter os seus prêmios.
- Você não acha que este concurso deveria ajudar a resolver o problema dos cartunistas iranianos? Caricaturistas iranianos basicamente, com a sua forte presença, trouxe mais credito a este festival. Aparentemente, outros cartunistas iranianos tiveram o mesmo problema com este festival. Você conhece estes outros cartunistas iranianos?
Sim, como você sabe todos os concursos mundiais têm seus créditos a partir de seus participantes internacionais e artistas iranianos participam de todos os concursos importantes de cartum e caricatura, e sempre ganham grandes prêmios no mundo todo. Soube que o outro artista foi o Sr. Afshin Nazari de Bojnourd e ele também não pode obter o seu prêmio.
Nós temos problemas bancários, mas se algum artista estrangeiro ganha um prêmio no Irã, nós o convidamos para que participe de concursos iranianos como jurado ou convidado e pagamos o seu prémio em dinheiro. O que você acha que podemos fazer para resolver este problema?
Agradeço-lhe muito pela atenção ao meu problema e contactar os organizadores do festival e além de informar este problema a outros cartunistas iranianos e estrangeiros. Espero que os organizadores do concurso encontrem uma forma de resolver este problema. Não deve ser difícil para eles. Eles só têm que tentar pagar prêmios de cartunistas iranianos de uma forma adequada.
Vocês sabem que não desejamos fazer uma cobertura mediática deste problema, pois pensamos que os organizadores de um concurso tão grande podem encontrar uma solução, devido à grande presença do cartunista iraniano neste festival. Você acha que é a última solução?
Eu também não queria cobertura de mídia deste problema. Eu imaginava que os cartuns de um artista que ganhou dois prêmios em um concurso é tão precioso para eles que eles se esforçariam para enviar o seu prêmio, mas infelizmente eles não resolveram este problema. Espero que a cobertura da mídia possa ser uma ajuda para resolver o problema deste concurso para possibilitar o envio de prêmios aos artistas iranianos.
- Com esta situação e devido ao seu trabalho árduo de meses para obter tal prêmio qual seu conselho para os artistas iranianos?
Eu recomendo que em atenção a este problema, caricaturistas iranianos não participam no período futuro do concurso Piracicaba, a fim dos organizadores encontrarem uma solução positiva para este problema.
Estamos tão tristes sobre isto e esperamos que seja resolvido em um futuro próximo.
Relutantemente, apesar de nossa tristeza, vamos traduzir este assunto e vamos colocá-lo no site de cartum do Irã.
Muito obrigado pela sua atenção. Pedimos novamente a ajuda dos organizadores do concurso para o envio dos meus prêmios e dos dois outros caricaturistas iranianos e espero por uma solução. E por final, agradeço ao site Irancartoon que sempre apoia os cartunistas iranianos.
Please tell us a little about these artworks and also the artwork that has won the grand prize?
the symbolic big cheque in hands of professor Jonh Lent from America
- At the closing ceremony film we can see Pakdel thanks for winning the prize.
Comments